|

Comunidades discutem problemas não resolvidos das chuvas em 2011

O Projovem – Saberes da Terra do Litoral Paranaense promove nesta sexta-feira (21), na UFPR Litoral, o II Fórum das Comunidades do Litoral do Paraná  e a Pré-Conferência Regional da Educação do Campo.
O objetivo do evento é contribuir para o fortalecimento e a articulação das comunidades do litoral e do Vale do Ribeira. Também serão identificados e debatidos os problemas causados pelas chuvas de março de 2011 e ainda não resolvidos. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail para educampolitoral@gmail.com (com nome completo, idade e local de residência – comunidade, município e estado) ou no dia do evento, que começará às 8h, na Tenda da UFPR Litoral (Matinhos).

Sobre o I Foco

No dia 5 de junho de 2011, três meses após os desastres ocorridos no litoral paranaense devido as fortes chuvas, cerca de 300 pessoas, entre elas estudantes, servidores públicos, representantes das esferas públicas de poder e membros das comunidades atingidas pelas enchentes e deslizamentos se reuniram na UFPR Litoral para participar do I FOCO: Fórum das Comunidades do Litoral do Paraná.

Os objetivos do Fórum foram fortalecer a articulação entre as comunidades atingidas pelas chuvas e promover o diálogo direto com o poder público, obtendo dos mesmos esclarecimentos sobre a origem, destino e tempo de aplicação de recursos para reconstrução e recuperação da normalidade cotidiana das famílias atingidas.

Algumas das proposições aprovadas na ocasião, com base nos debates realizados, foram:

– a necessidade do imediato restabelecimento e melhoria na infraestrutura essencial como: pavimentação, drenagem, abastecimento de água potável, energia elétrica, redes de esgoto, retirada de entulhos, construção de pontes, além de melhorias nos serviços públicos, como a coleta de lixo e entulhos, o transporte coletivo, entre outros;

– a busca de solução para os problemas de moradia, que envolvem a regularização fundiária, a construção de novas moradias adequadas às necessidades dos atingidos, a restauração de moradias aquelas danificadas e o acesso ao aluguel social;

Ao final da primeira edição do evento, as comunidades se comprometeram a investir na sua organização e no fortalecimento democrático de suas representações. Enquanto a UFPR Litoral elaborou projetos e desenvolveu ações para contribuir na execução de processos que visam a melhora a qualidade de vida daquelas comunidades.

Programação

8:00 às 8:30 Credenciamento
8:30 às 9:30 Mesa de abertura
9:30 às 10:10 Resgate do I Fórum das Comunidades e a problematização do campo
10:10 às 10:30 Intervalo
10:30 às 12:30 Formação dos grupos de discussão
13:30 às 15:30 Sistematização das discussões
15:30 às 16:00 Intervalo
16:00 às 18:00 Encaminhamentos com a Carta das Comunidades

Mais informações: http://educampoufpr.blogspot.com.br/ – E-mail: educampolitoral@gmail.com

Fonte: Correio do litoral

URL curta: http://www.correioatlantico.com/site/?p=8006

Comente esta notícia!


Dê a sua opinião sobre o artigo. Ela é muito importante para nós.

*obrigatório